terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TUTORIAL DE FLASH IV


Criando uma animação simples em Flash CS5 - Parte 1

Neste tutorial, você aprenderá como criar uma animação simples motociclista em Flash CS5 com um efeito de queda de neve no fundo. Este tutorial vai ensinar como criar quadros, quadrochaves, e  (interpolações de movimento). Você também vai aprender como usar a ferramenta de deco para criar um efeito simples queda de neve.

Abra o arquivo FLA
1. Faça o Download & Descompacte o arquivo tut_files.rar.
2. Escolha Arquivo (Choose)> Abrir (Open) a partir do menu principal; a janela Abrir será exibida.

3. Escolha o arquivo start.fla da janela Abrir e escolha o botão Abrir, o arquivo a ser utilizado neste tutorial é aberto.

Por padrão, um motociclista é colocado na área do palco, como mostrado abaixo.

4. Em seguida, escolha Arquivo - Importar - Importar para o palco a partir do menu principal; a janela Importar é exibida. Navegue até a pasta que você baixou e selecione o arquivo background.psd. Escolha Abrir a importação, a importação "background.psd" a janela de estágio (palco) é exibida, como mostrado na figura abaixo.

*. psd é a extensão do arquivo para um arquivo photoshop. No Flash CS5, você pode importar um arquivo photoshop diretamente ao palco.


5. Selecione o "left_tree" do canto superior esquerdo desta janela; seus parâmetros correspondentes são exibidas à direita.


6. Em seguida, selecione a opção Loseless na lista drop-down Compression.


Dica! A opção Loseless mantém a qualidade durante a publicação da animação final.


7. Da mesma forma, defina os mesmos parâmetros para "front_tree" e do ícone "background". Agora, escolha o botão OK; as imagens são importadas para a área do palco, como mostrado na figura abaixo.


Sobre a importação das imagens no palco, o clipe de movimento existente motociclista está escondido atrás.


A camada denominada biker (motociclista) está no fundo de todas as camadas no painel Timeline.


8. Selecione a camada de biker (motoqueiros) e arraste-o para acima da camada chamada de fundo (background), o motociclista vai visível na área de estágio (palco), como mostrado na figura abaixo.


Adicionando interpolação de movimento para o motociclista


1. Selecione o clipe de filme "biker" (motoqueiros) na área de estágio (palco) e mova-o para a esquerda, para fora da área do palco, como mostrado na figura abaixo.


O clipe de filme "biker" (motoqueiros) é movido à esquerda, para fora da área do palco, de modo que ao publicar a animação final o ciclista aparecerá no palco depois de um intervalo de 2-3 segundos.

2. Selecione o quadrochave na frente na camada biker no painel linha do tempo. Certifique-se o quadrochave é selecionado e clique com o botão direito sobre ela, um menu desdobrável é exibido. Escolha "Criar interpolação de movimento" do layout, a interpolação de movimento é adicionado à Linha de tempo (timeline) na camada de "biker" motociclista, como mostra a figura abaixo.


Você pode identificar que uma determinada camada tem um movimento entre adicionado nele pelo símbolo em forma de caixa na frente do nome da camada e a cor de fundo azul dessa camada na linha do tempo (timeline).

Toda vez que você adicionar interpolação de movimento (motion tween) a uma camada, o número de quadros adicionados na linha do tempo (timeline) irá reproduzir a animação de 1 segundo. Por exemplo, se a taxa de quadros (frames) é definido para 24fps (frames por segundo), o número de quadros adicionados será de 24 em números. Você pode ver a taxa de quadros padrão ou alterá-lo do fundo da linha do tempo, como mostrado na figura abaixo.

3. Escolha a ferramenta de seleção (Selection Tool) a partir do painel Ferramentas e selecione o quadro mais à direita da camada "biker". Obs.: Ou seja, vá com o mouse entre o frame 24 e 25, aparecerá uma seta que aponta para 2 lados, pressione e segure o botão esquerdo do mouse sobre ela e arraste-o para frame 160.

4. Em seguida, selecione o clipe de filme "biker" (motoqueiros) da área de estágio (palco). Pressione e segure a tecla SHIFT e arraste o 
clipe de filme para a direita, para fora da área do palco. Obs.: Ou seja, agora arraste o motoqueiro para o outro lado do palco (lado direito) como mostrado na figura abaixo.


A linha de cor verde criado representa o caminho de interpolação de movimento (Motion Tween) para o clipe de filme "biker" (motoqueiros). A cor do caminho do interpolação de movimento é semelhante à cor de contorno da camada no painel linha do tempo.

5. Pressione e segure a tecla CTRL e selecione os quadros em branco para o left_tree, front_tree, a background (camada de fundo) e no frame 160, como mostra a figura abaixo. Em seguida, pressione a tecla F5 do teclado para adicionar quadrochave em branco na linha do tempo (timeline) para as camadas selecionadas.


O indicador de reprodução no painel LINHA DO TEMPO no frame 160 mostra apenas o clipe de filme "biker" (motoqueiros) na área do palco. É assim, como as outras camadas, exceto a camada "biker" (motociclista) não tinha frames até o número 160. Aperte F5 e acrescente keyframes em branco com o mesmo conteúdo da primeira camada.

6. Pressione ENTER para visualizar a "motion tween" (interpolação de movimento) na área do palco. Se a animação funciona pressione CTRL + ENTER para publicar a animação; uma nova janela será exibindo o movimento, como mostrado na figura abaixo.